Já falei aqui neste espaço de aspetos ligados a”ser treinador”, no entanto existem outros factores importantes que raramente são abordados.
Hoje falo do coração, porque hoje, subi de divisão. E peço desde já desculpa por falar no EU, pois o eu, em mim representa muita gente, já dizia Shakespeare.
Se hoje sou treinador sénior devo-o a alguns jogadores, que viam o meu treino e gostavam dos métodos. José António e Luís Fernandes tiveram influência quando a escolha recaio sobre mim.
Depois, um grupo excelente que dava tudo em campo. Não éramos os melhores, mas tínhamos alma e ambição. Dentro de campo cada vitória era festejada como se fosse a primeira e as derrotas eram vendidas caras. A vitória na Taça de Cascais foi um grande mérito para estes atletas que davam tudo em campo.
Fernando Lopes, pai do Luís Lopes, meu jogador no Fontainhas, acompanhava os jogos e os treinos. Foi para Tires como presidente e apesar de ter falado abertamente com 3 treinadores (os 3 sabiam que podiam ser futuros treinadores do Tires) a escolha recaio sobre Luís Alegria.
Nesse mesmo ano tive muito perto de ir com Rui Dias para o Olivais e Moscavide que estava na II Liga. Já tinha trabalhado com o Rui, como estagiário no Amora e as ligações ficaram. A decisão era de iniciar-me como profissional, mesmo como adjunto ou ir para o Colégio Marista de Carcavelos leccionar Ed. Física e continuar a treinar o Fontainhas. Optei pela segunda…
Foram 2 anos (meia época + época e meia) que fiquei nas Fontainhas, sendo que fui convidado para ir para Tires.
Por respeito ao presidente, alguns jogadores e alguns sócios, do Tires, não irei falar… para já…apesar de achar que ultimamente têm surgido alguns comentários que mereciam ser no mínimo esclarecidos. No entanto uma subida e uma Taça de Cascais. Na última época, ao fim de 9 jornadas (das quais 2 em casa) optei por sair.
Realço a perpetiva de alguém de fora, sobre este assunto:
O TRABALHO DE BASE..QUALITATIVO, PLANIFICADO E ORGANIZADO QUE DEIXA EM TIRES..NUM CICLO MAGNIFICO..AS BASES ESTÃO CRIADAS. JMR (http://kings.bloguepessoal.com/282332/JOSE-ANTONIO-talhado-para-altos-voos-nao-trocava-o-JA-pelo-JM/
)
Em duas épocas 14 juniores promovidos… os objetivos alcançados sempre.
Decidi parar, por uns tempos. Estive para voltar pela mão de uma pessoa que admiro, mas ainda não era o momento…
Recomecei no Dramático, onde senti o desejo de mudança e onde me fizeram sentir útil.
E não foi preciso “andar a ligar” aos presidentes e diretores para se lembrarem de mim, especialmente quando as coisas não correm bem aos colegas. Não foi preciso ligar a “amigos” para me colocarem no mercado. Alias, amigos desses não tenho e não faço jogos. Não apareço em campos onde as coisas não estão a correr bem entre outros esquemas.
Coloquei alguns pontos estratégicos em cima da mesa. Iniciou-se a época. Recomeçou-se praticamente do zero, não foi fácil… indefinições quanto à divisão onde jogar, e logo dificuldade em recrutar jogadores. Felizmente com a ajuda de alguns amigos, especialmente um (ele sabe quem é) conseguimos recrutar bons jogadores, que se juntaram aos que já pertenciam ao plantel.
E é assim, que hoje, dia 12 de Fevereiro, 9 dias depois de completar 33 anos, festejo uma subida de divisão. Sem ajudas, interesses, empresários… apenas trabalho, como sempre. Trabalho e dedicação que se iniciaram com a minha formação académica (duas licenciaturas em desporto) e continuaram pelo campo do treino.
Muito mérito de uma equipa, que vai desde o responsável pelo futebol ao nosso roupeiro, passando pelo meu grupo, único, com muitos valores individuais… Uma palavra para os meus amigos e Técnicos, Pedro Sousa e Pedro Sabino. Vocês foram a força...
E é assim, que aos pouco construo a minha “pequena” história. Sempre a tentar ser melhor. Cada vez que piso um campo de futebol, tudo muda. Sou outro homem. Não há nada melhor no mundo…
Posso não ser considerado o melhor treinador da distrital, mas HOJE subimos de divisão e conseguimos este objetivo sem perder um jogo.
Muito bom! Parabéns e continuação e porque não um "MUITO OBRIGADO" também.. Abraço
ResponderEliminarAntes demais gostaria de dizer que é um prazer ser adversário de alguem com a visão futebolistica como a sua, é alguem que tenho e terei sempre em consideração, e que obviamente dou os parabens pela subida de divisão pois merece, desejo de sucessos pessoais e desportivos,aproveito para deixar aquele abraço,
ResponderEliminarRui Carvalho (U.R. Mercês)