Cnofmorre a
ivnetsiagaço rceente, as ltears de uma plavara pdoem ser clocoadas em qqauluer
oderm dsede que a pirmiera e a útimla ltrea mnatehnam as saus psiçoeõs. As
rsetnetas lerats pdoem ser clocodaas ao clahas, que lmeos na msmea. O fctao é
que não lmeos ltera por ltrea,mas lmeos cdaa plavara cmoo um tdoo.
Consegues ler
este parágrafo? Claro que sim. Mas porque?
Quem escreveu
isto?
Como é que isto
está relacionado com o futebol?
Em primeiro lugar
é de comum acordo que é fundamental o treinador definir previamente os quadros
de referências, regras de gestão e princípios de ação que balizem e direcionem
o planeamento da equipa.
Caso não se
conheça os jogadores, esses quadros de referência devem ser criados de forma
geral e “adaptados”depois ao individual. Caso tenhas possibilidade cria os princípios
e depois contrata os jogadores que melhor se adaptem à realidade pretendida.
Relembrando que o
Futebol é um jogo coletivo de oposição entre duas equipas mas de cooperação
entre os elementos da mesma equipa. Esta cooperação visa a obtenção do GOLO.
Para que esta
cooperação seja feita da melhor maneira os jogadores têm de saber (e treinar) “o
que fazer” e “o como fazer”, utilizando a resposta motora adequada a cada
momento. Destaca-se a perceção, decisão e ação do(s) jogador(es) em cada
momento do jogo.
Não basta de
todo, treinar com bola… insuficiente, lato e impreciso.
O futebol é um
sistema aberto (em interação com o meio) e adaptativo (capacidade de adaptação
ao meio). Um sistema é um conjunto de elementos que estabelecem relações entre
si, tal como uma equipa de futebol.
Quando assistimos
a um jogo de futebol e a uma equipa vemos em primeiro lugar o TODO e só depois
o individual (partes).
Deste modo
justifica-se como conseguimos ler o parágrafo inicial. Porque vemos o TODO (a
palavra em primeiro lugar). A leitura é feita pela palavra e não letra a letra
“trata-se aqui de
uma noção tipicamente complexa: quando se vê a unidade, vê-se a diversidade na
unidade e quando existe diversidade, procura-se a unidade”
(Morín,1990)
“conhecer as
partes sem conhecer o todo, como conhecer o todo sem conhecer particularmente
as partes”
(Pascal 1982)
O Todo é maior
que a soma das partes
Mourinho
Mas como é que o TODO
pode ser maior que a soma das partes?
Simples as letras
E, Q, U, I, P, A, isoladas não valem nada, juntas forma a palavra equipa. Num
contexto de equipa, quando num determinado momento, a equipa reage TODA da
mesma forma, objetivo do treino e do modelo de jogo, adquir um significado
específico. Assim “a unidade coletiva não se reduz à justaposição dos seus
elementos porque adquire uma identidade global, que “é superior à soma das suas
partes constituintes “
(Morín 1997)
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