Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PROCESSO DE TREINO


O treino e a forma direta de intervenção do treinador. O que fazer e como fazer tem implicações diretas sobre a forma específica de jogar.
É desta forma um aspeto chave na construção de uma equipa e na aquisição de conhecimentos.

Treinar implica sempre construir, avaliar, desconstruir, reavaliar e reconstruir. Se o Modelo, os princípios fundamentais e específicos e relacionados com o modelo são a base de como os jogadores estabelecem a relação entre eles, então essa relação tem de ser criada no treino.

Pretende-se com o treino criar um complexo de referencias individuais, setoriais ou grupais, intersetoriais e coletivas. Mourinho, que entretanto lá ganhou mais uma taça contra o seu direto adversário afirmou que “ tem que haver uma relação íntima entre aquilo que se faz no treino, o tipo de feedback que se dá e aquilo que se pede enquanto organização do jogo.

Desta forma o treino deve ensinar os traços comportamentais pretendidos, que leve a uma identidade e a uma identificação entre os jogadores. Se o modelo de jogo é o GPS do processo de construção, o treino é o caminho percorrido para chegar ao destino.

Deste modo o treino deve ser permanentemente modificado, ajustado, renovado e atualizado. A escolha de um exercício (a sua criação) deve estar diretamente ligada ao modelo. No fundo surgem algumas questões ao treinador.
O que pretendo, que comportamentos? Estes devem estar definidos no Modelo de Jogo.
Que tipo exercícios e que tipo de constrangimentos pretendo? Que comportamentos vou trabalhar? O que vou ensinar?
Pequenas questões que estão ligadas ao que quero construir. Os exercícios devem ser moldados para promover um determinado comportamento padrão (interações). Após isso o treinador deve definir claramente o que pretende para guiar o seu jogador.  Só o treino intencional é educativo.

Treinar é formar um jogar e uma equipa, tendo em consideração o que pretendo. Existem várias formas de resolver os mesmos problemas e o treino deve promover a lógica certa para esse mesmo problema. É nessa lógica que se assenta a estratégia e os princípios, que são os comportamentos que pretendemos que os nossos jogadores assumam.  
Treinar está ligado ao que se pretende atingir. Não é contudo um ato instantâneo e não tem fim.

1 comentário:

  1. O treino oferece ao grupo e a cada um individualmente, a possibilidade de executar rápido e com qualidade, porque permite o conhecimento mutuo entre os jogadores, a antecipação de jogadas e pensamentos, e no geral, faz aquilo a que se chama "olear a máquina!" Fundamental! bom artigo!

    ResponderEliminar