Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 2 de maio de 2011

1º DEZEMBRO 3 - SINTRENSE 1



Jogo emotivo aquele que assisti entre o 1º Dezembro e o Sintrense. Já tinha assistido ao último jogo e estava à espera de ver quais as possíveis alterações tácticas que os treinadores iriam apresentar. Duas equipas que se conheciam bem, um Sintrense a precisar da vitória para sonhar com a subida e um 1º Dezembro mais tranquilo a jogar em sua casa. Resultado final: 3-1.
Em relação ao primeiro jogo, tacticamente não existiram surpresas com as equipas a encaixarem uma na outra e onde mais uma vez usou e abusou da resolução individual.
NOTA: Volto a frisar que de modo a não permitir que os próximos adversários destas duas equipas utilizem esta análise como forma de montar a sua estratégia apenas analisarei aspectos superficiais de modo a não prejudicar nenhumas das equipas.

O 1º Dezembro voltou a apresentar um bloco baixo, a jogar com o factor da equipa adversária ter de arriscar mais. As suas linhas defensivas eram constituídas em 4:2:3:1, num sistema ofensivo de 4:3:3, com o sector médio em 2:1.  
Na sua organização ofensiva, o Sintrense apresentou-se num 4:3:3, com o sector médio em 1:2. Ambas as equipas saíram preferencialmente em contra ataque, sendo mais notório no 1º Dezembro. Apesar de uma entrada inicial do 1º Dezembro a procurar a baliza adversária, mais uma vez maior posse de bola do Sintrense mas não traduzida em finalizações ou remates à baliza. Aliás em relação a finalizações e apesar dos golos foram menos que no jogo anterior. Foi evidente alguma descompensação nos apoios ao portador da bola (coberturas ofensivas), por parte do Sintrense. A equipa estica o jogo mas não acompanha o movimento ofensivo. Existe pouco envolvimento dos laterais no ataque. Na 1ª parte destaque mais uma vez para Tiago Figueiredo (23 anos). Dinâmico, interventivo, a procurar constantemente a bola ou rupturas na defesa contrária. Gostei. 


A equipa do 1º Dezembro apresenta-se mais equilibrada, com as linhas próximas, sendo que os seus laterais procuram o desequilíbrio a partir de posições inferiores. Jogou Veloso na direita e Mamadu na esquerda.


Não os tinha visto no primeiro jogo e tiveram neste jogo pormenores interessantes. Especialmente o segundo, revelando segurança e uma boa qualidade de passe em média distância.
Na sua organização defensiva, O Sintrense apresentou um bloco médio com marcações individuais especialmente de Viegas (outra surpresa a jogar a 6) a Cunha e de Gonçalo Lélé a Ricardinho. Apesar de não apreciar este tipo de marcações, estas foram eficientes pois na minha opinião, nenhum dos dois teve uma tarde inspirada, fruto do trabalho destes jovens centrais e da pouca dinâmica ofensiva do 1º de Dezembro a não aproveitar os arrastamentos de Cunha, que criava espaços nas costas do bloco médio do Sintrense. O Sintrense apresentou 4 linhas defensivas (4:1:4:1). Os extremos raramente acompanharam o movimento dos laterais contrários.


(Definição dos espaços criados pelo arrastamento de Cunha e posicionamento das linhas defensivas do Sintrense)

Não existiram em nenhuma das equipas grandes concentrações sobre o corredor da bola e as suas basculações não eram acentuadas, dando espaço para jogar.
Nas transições ofensivas, foi visível a preocupação de ambas as equipas de sair em profundidade, principalmente através da entrega da bola aos seus médios interiores (por parte do 1º Dezembro), ou dos seus extremos (Sintrense).
As transições defensivas visavam essencialmente a recuperação defensiva.
Após as expulsões o 1º Dezembro passou a jogar em 4:2:3 e o Sintrense após a expulsão passou a jogar em 4:1:3:1

Como já referi as grandes surpresas vieram das acções individuais dos jogadores que jogaram.

Para além dos já referidos destacaria novamente Viegas.


É o “David Luiz” do Sintrense. Pela forma como joga não diria que é Sénior de 1º ano. Assumiu a marcação a Cunha e foi eficiente, numa posição 6 que não está “rodado”. O maior destaque seria para Gonçalo Lélé (25anos). 

 Apenas destacaria isto. Não perdeu um único lance no 1x1, seja com Ricardinho seja com Ricardo Pereira quando foi jogar para lateral direito. E nessa posição subiu para apoiar o ataque e cruzou com objectividade. Para além disso a sua regularidade não é apenas deste jogo. Na defesa, o Sintrense tem o futuro adquirido apesar de achar que estes jogadores merecem um patamar acima. Viegas é novo e Lélé joga em qualquer posição tornando-se num jogador útil para qualquer clube. Edgar voltou a entrar dinâmico e a produzir mais do que os seus colegas, trazendo objectividade e velocidade traduzidas em acções ofensivas.


Do 1º Dezembro, destacaria o equilíbrio, experiência e inteligência como aproveita os pontos fracos das equipas adversárias e os momentos chaves para matar o jogo. Centrais fortes, laterais ofensivos, meio campo batalhador e uma frente rápida e criativa. Para além disso tem ainda soluções no banco de suplentes. 

                                 Amarelo a Ricardo P. por tirar a camisola de jogo

Destacaria Ricardo Pereira, um forte avançado com qualidade de passe, bom jogo posicional e finalização. Mamadu como referi anteriormente e Angel, jogador equilibrado com um excelente pé esquerdo.


Referencia final para os marcadores.
1ºDezembro:
Angel, Rui Miguel e Ricardo Pereira.

                    Momento do 2 - 1 (Rui Miguel)

Sintrense
Tiago Antunes

3 comentários:

  1. Penso que o texto reflecte bem aquilo que se passou dentro das quatro linhas. Foi um jogo equilibrado como todos os 4 entre Sintrense e 1ºDezembro mas onde a vitória nunca acaba por cair para o nosso lado. Há que dar mérito aos jogadores do 1ºDezembro que fazem-nos sempre golo de livres directos e em momentos decisivos do jogo, principalmente na sua parte final. A actuação do árbitro foi desastrosa, foi sem dúvida o pior em campo.

    Penso que agora a subida já está garantida para o Caldas e para o 1ºDezembro, apesar de o Caldas ter perdido com o Sacavenense. Parabens às duas equipas e parabéns à equipa do Sintrense por trabalhar sempre, com uma equipa completamente remodelada, por um objectivo que não lhe era exigido à partida.

    Mister Zé, queria agradecer-lhe a referência positiva que fez à minha prestação e desejar que na próxima época surja uma oportunidade interessante para regressar ao futebol e continuar o trabalho bastante positivo que realizou em todas as equipas que passou. Isso é o mais importante!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. muito bom...parabens...Zé..
    tb saudações ao Lélé...porque É JOGADOR DE FUTEBOL...e uma excelente pessoa...no pc conteacto tido..mas todos me dizem bem do Lélé..o qual já o vejo jogar há alguns anos..penso que 7...temporadas
    JMR

    ResponderEliminar
  3. Mister o Rui Miguel fez o 3-1 não foi, salvo erro o terceiro golo é que foi de penalty ou será que vi mal? Talvez pois até levei amarelo no banco, foi um dia de nervos, mas uma boa tarde de futebol com duas grandes equipas que merecem subir divisão. Um abraço e obg pela cobertura/análise do jogo.

    ResponderEliminar